Notícias
Thais Fersoza engravidou do 2º filho antes de um ano; há riscos nisso?
Pais de Melinda, de seis meses, Thais Fersoza e Michel Teló anunciaram que estão à espera do segundo filho, na sexta-feira (17). Para os pais que sonham com um intervalo pequeno entre um filho e outro –“para que os irmãos cresçam juntos”— é preciso pensar a nova gravidez com cautela, segundo médicos ouvidos pelo UOL.
“O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde dizem que o intervalo entre uma gravidez e outra tem de ser de, pelo menos, um ano e, idealmente, de dois”, afirma o ginecologista e obstetra Fábio Cabar, membro titular da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo) e da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).
O período serve para que o corpo da mulher se recupere. Entre várias mudanças que acontecem na gravidez, pode-se citar o aumento do volume de líquidos na corrente sanguínea, exigindo mais do sistema cardiorrespiratório da mãe, e a frouxidão da musculatura, que acontece para acomodar o crescimento da barriga. Há também um risco maior para a mãe de anemia por carência de ferro, já que a gestação demanda muito dessa substância do organismo materno. Saiba mais: Gestação tranquila: um passo a passo para os 9 meses – Patrocinado
Via de parto
A questão do intervalo entre gestações ganha um cuidado maior quando o primeiro bebê nasceu de cesárea. Isso porque, nessa via de parto, é feita uma incisão que atinge sete camadas de pele e é necessário dar ao corpo tempo para cicatrizar esse corte.
“Antes de um ano, há um risco aumentado de ruptura do útero na área da cicatriz da primeira cesárea, durante o trabalho de parto”, afirma o ginecologista e obstetra Ricardo Luba, também membro da Sogesp.
Segundo Luba, a complicação é rara, mas deve ser considerada durante o pré-natal. “É possível acompanhar a espessura do útero por meio de exames de ultrassom.”
Para o especialista, a grossura do órgão deve ser considerada na hora da definição da via de parto do segundo filho. “Não há um consenso se o caçula deve nascer de cesárea após um irmão nascido cirurgicamente. Há médicos que podem considerar seguro um parto vaginal”, declara Luba.
Cabar afirma que não recomendaria a uma paciente que fizesse uma cesárea simplesmente porque o primeiro filho nasceu por essa via de parto. “Mas se fosse o terceiro bebê, com os dois anteriores nascidos cirurgicamente, ele teria de nascer por cesárea.”
Amamentação
De acordo com os médicos ouvidos pela reportagem, outra questão a ser considerada em uma gestação com intervalo menor de um ano é a amamentação.
Embora admitam que não se trata de consenso, ambos recomendariam a suspensão do aleitamento do primeiro filho em caso de segunda gestação.
A justificativa de ambos diz respeito a liberação da ocitocina no organismo materno. O hormônio responsável pela descida do leite tem como efeito a contração do útero.
“Há risco de trabalho de parto prematuro, mas é claro que pode acontecer de a mulher engravidar, continuar amamentando e nada acontecer. Em medicina, a gente trabalha com probabilidades”, declara Barca.
Outras notícias
Ações do Twitter despencam após suspensão de conta de Trump
As ações do Twitter listadas na Alemanha chegaram a despencar 8% nesta segunda-feira (11), no primeiro pregão depois que a rede social suspendeu permanentemente a conta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na noite de sexta-feira (8). A empresa disse que a ...
Presa em São Paulo Modelo grávida de 9 meses por forjar sequestro.
A digital influencer e modelo Lauren Adana Lorenzetti foi presa, na manhã desta segunda-feira (11/01), na região metropolitana de São Paulo, após a Polícia Civil cumprir um mandado de prisão ordenado pela Justiça do Com 31 anos e grávida de 9 meses, Lauren foi encaminha hoje
Cristiano Araújo, Divida milionária e Família Lança Músicas Inéditas Do Cantor
Após dívidas milionárias de Cristiano Araújo virem à tona, a família do cantor anunciou o lançamento de músicas inéditas do sertanejo quase 6 anos após sua morte trágica, que chocou o Brasil em 2015. A informação do lançamento das músicas novas de Cristiano, que deixou um ...
Zezé Di Camargo e Luciano colocam fim nos boatos da separação da dupla.
Após explodirem boatos de separação entre Zezé Di Camargo e Luciano, a dupla sertaneja, que recentemente perdeu o pai, voltou à ativa e surpreendeu os fãs com o anúncio de que estarão presentes no programa “Domingão do Faustão” de hoje (10). Prestes a completar 30 anos de ...