Radio Atlanta

NO AR:

Marcela Braga

10:00 às 13:00

Entenda por que a Rússia é importante para o agronegócio brasileiro

Bolsonaro e Putin

As sanções comerciais contra a Rússia, empenhada neste momento em tomar o controle político da Ucrânia, foram formas encontradas pelos governos do mundo inteiro para evitar um confronto armado contra a potência nuclear, ao mesmo tempo em que força Vladimir Putin a recuar no conflito instalado no país vizinho.

O Brasil, apesar de se posicionar contra a guerra, adotou na figura do presidente Jair Bolsonaro uma posição neutra (não existem críticas diretas à Putin), isso porque a Rússia é um importante agente comercial para o governo brasileiro. Em 2021, foram importados US$ 5,6 bilhões em produtos e matéria prima dos russos, sendo que cerca de 62% desses itens eram adubos e fertilizantes, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Com um volume comercial deste tamanho, tanto o governo federal, quanto o agronegócio, pisam em ovos quando o assunto é se posicionar contra a gestão bélica de Putin – ou, na outra via, apoiar e caminhar na contramão da geopolítica ocidental, neste momento completamente contrária aos russos.

Isso explica também porque Bolsonaro resolveu visitar Putin no mês passado, mesmo com os apelos da comunidade internacional para que ele evitasse um encontro desse tipo enquanto as tensões na Europa ainda eram menores do que agora. O governo dos Estados Unidos criticou formalmente a visita.

Brendon Araujo

Programador Musical da Rádio Atlanta

More Posts - Website