Radio Atlanta

NO AR:

Marcela Braga

10:00 às 13:00

Exportações do agronegócio em abril alcançam recorde

O agronegócio brasileiro vem, consecutivamente, batendo recordes exorbitantes no que refere-se à exportação. De fato, as exportações do setor, no mês de abril, totalizaram cerca de 14,86 bilhões de reais, outro recorde. Além disso, é válido destacar que esse número representa uma alta de 14,9% em relação ao mês de abril do ano de 2021.

Em vista disso, conforme o levantamento elaborado pela Secretaria de Comércio de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a elevação dos preços dos alimentos no mercado internacional, em tese, consegue explicar o incremento desse valor altíssimo nas exportações brasileiras, mesmo depois da queda no volume embarcado (-13,2%). Também, vale acrescentar que o agronegócio brasileiro conseguiu registrar 51,5% de market share em cima do total exportado pelo Brasil.

Desse modo, os produtos exportados que mais se destacaram no mês de abril foram os do complexo da soja, como óleo, grão e farelo, além de carnes bovina e de frango e o café. Por conseguinte, as importações do setor chegaram a 1,32 bilhão de dólares no mês de abril, cerca de +14,8%, que, a priori, explicam-se pela subida dos preços médios, que acabaram aumentando em torno de 14,8%.

Destarte, vale enfatizar que o agronegócio brasileiro, como está numa crescente desde o final de 2021 (e também lucrou absurdamente no ano passado), possivelmente irá bater novos recordes nos próximos meses. Isso se deve ao aumento dos produtos e a falta de insumos no mercado internacional, uma vez que, com o dólar alto, a lucratividade está nas alturas para quem vive desse negócio.

Brendon Araujo

Programador Musical da Rádio Atlanta

More Posts - Website