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Marcela Braga

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Registro de imóveis: Confira quais são os principais documentos de compra e venda

Realizar o registro de imóveis pode ser uma tarefa deveras complicada, principalmente pela quantidade de documentos que são necessários para que uma propriedade seja devidamente registrada.

Estar ciente destes antes de realizar a compra e venda de uma casa ou apartamento é essencial se você quer agilizar todo o processo e diminuir as chances de ter alguma adversidade ao longo da transação.

Por isso, no artigo de hoje, apresentaremos quais são os principais documentos, assim como as suas finalidades, dentro de uma transação imobiliária.

Aproveite e boa leitura!

Quais os documentos para realizar o registro de imóveis?

Qualquer pessoa que faça uma transação imobiliária deve, antes de mais nada, estar ciente sobre toda a documentação necessária para realizar a mesma, seja essa de compra ou venda.

Isso não apenas facilita todo o procedimento, agilizando a finalização do mesmo, como também evita possíveis dores de cabeça que podem acontecer. E, acredite, essas são mais comuns do que imagina.

Afinal, adquirir uma casa ou apartamento próprio envolve múltiplas obrigações, como registro em cartório físico ou cartório online.

Imóveis adquiridos por transações irregulares tem uma grande tendência a trazer diversas adversidades, tanto em um curto espaço de tempo quanto a longo prazo.

Por isso, uma dica extremamente importante, antes mesmo de saber quais os documentos necessários para realizar a compra e venda de casas ou apartamentos, é sempre consultar um advogado especialista no assunto para ter certeza de que tudo está em ordem.

Quando for comprar ou vender um imóvel, o que preciso verificar?

Para se comprar ou vender um imóvel, a lista de documentos necessários é bastante ampla. Porém, cada um deles é fácil de se adquirir. Apenas um ou outro irá lhe dar um pouco mais de trabalho.

Entre esses, os principais papeis do imóvel são:

  • Cópia autenticada da escritura em nome do vendedor;
  • Certidão negativa de impostos, dividas condominiais ( caso seja um apartamento) e a vintenária de ônus reais;
  • Cópia autenticada da quitação do IPTU do ano;
  • Planta aprovada pela prefeitura;
  • Averbação da construção registrada no Cartório de Imóveis da região onde se localiza a propriedade;

O comprador também precisa de documentos específicos?

Sim. Não será possível que o Cartório de Registro de Imóveis torne legal a nomeação da propriedade sem os seguintes documentos:

  • Cópia do RG e CPF do interessado;
  • Em estado civil de casado, o comprador deve apresentar o RG e CPF também do cônjuge, além da certidão de casamento;
  • Endereço;
  • Cópia da Carteira de Trabalho onde atesta a entidade em que interessado trabalha;
  • Profissão.

E quais os documentos que o vendedor precisa apresentar?

Para o vendedor do imóvel, será preciso apresentar no Cartório a seguinte papelada:

  • Cópia do CPF e RG;
  • Certidão de Casamento, RG e CPF do cônjuge caso houver um;
  • Comprovante da residência;
  • Certidão negativa de ações cíveis;
  • Certidão negativa de protestos.

Preste atenção na documentação ao registrar um imóvel

Como vimos ao longo do artigo, a documentação é uma parte importantíssima no processo de registro de um imóvel, já que esse deve se manter atualizado para que não existam problemas com a propriedade.

Tome muito cuidado ao adquirir uma nova casa ou apartamento. Sempre procure imobiliárias e advogados para garantir que sua compra não lhe traga adversidades futuras.

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Brendon Araujo

Programador Musical da Rádio Atlanta

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