Radio Atlanta

NO AR:

Marcela Braga

10:00 às 13:00

Versão pirata do WhatsApp teve 1 milhão de downloads no Android

Uma versão falsa do WhatsApp teve mais de 1 milhão de downloads na loja oficial do Android, a Play Store, durante a semana passada. Chamado de “Update WhatsApp Messenger”, o software pirata se passava pelo mensageiro mais popular do mundo, com mais de 120 milhões de usuários somente no Brasil.

Os inventores do golpe usaram diversas semelhanças entre o app falso e o original para enganar os usuários, inclusive os mais atentos. Para dar mais credibilidade ao software malicioso, eles utilizaram um truque para empregar o nome de desenvolvedor “WhatsApp Inc.”, ficando mais difícil de perceber o golpe.

No fórum online Reddit, o usuário identificado como “DexterGenius” foi a primeira pessoa que divulgou a farsa. O falso WhatsApp tem diversos anúncios para incentivar os usuários a baixar outros softwares fraudulentos. Além disso, ele instala um segundo APK (uma espécie de “zip” para Android): o “whatsapp.apk”, fazendo a pessoa acessar normalmente o app, sem perceber o golpe. Para passar ainda mais despercebida, a versão fake mostra um ícone em branco e não possui um título depois de fazer o download.

Para se apropriar do nome oficial do desenvolvedor do WhastApp, “WhatsApp Inc.”, os cibercriminosos adicionaram caracteres especiais (“WhatsApp + Inc% C2% A0”) depois do nome com o objetivo de driblar a segurança do Google e enganar os usuários.

O Google retirou o aplicativo do ar e informou que a conta do desenvolvedor “foi suspensa por violar as políticas do programa”.

Com informações: BGR, Digital Trends e BBC

Fonte: techtudo

]]>